sábado, 28 de dezembro de 2013

O "Projeto Xadrez na Escola" da Prefeitura Municipal de Macaíba Parabeniza os 34 anos do GM Rafael Leitão!!!!!

O melhor enxadrista do país faz aniversário hoje! Neste dia 28, o GM Rafael Duailibe Leitão completa 34 anos de idade. O ilustre maranhense e Nordestino e 1º do país e atingindo o maior Elo FIDE de sua carreira, de 2645. Saúde para o nosso aniversariante, para que continue brilhando no xadrez brasileiro e possa, quem sabe, alçar grandes vôos também no cenário internacional. Parabéns Rafael!
Esses são os votos do "Projeto Xadrez na Escola" da Prefeitura Municipal de Macaíba de seu Coordenador Lukremarte Melo e Monitores. 

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O Rio Grande do Norte terá um Grande Evento Internacional de Xadrez!!!!!

Acaba de ser publicado no site da Confederação Brasileira de Xadrez comunicado sobre a captação de mais um grande evento internacional para o Brasil.
Além do Campeonato Continental das Américas a ser realizado de 18 a 26 de outubro de 2014 no Rio Grande do Norte, também foi outorgado o Campeonato Mundial Escolar a ser realizado no final de novembro de 2014.
A Confederação Brasileira de Xadrez está de parabéns pelas conquistas para 2014 e em 2013, no primeiro ano de gestão da nova diretoria, cujo presidente é o Grande Mestre Internacional Darcy Lima.
Além da realização com sucesso dos eventos oficiais tradicionais, foram pontos fortes do primeiro ano de mandato, dentre outros:
  • Excelente relacionamento com a FIDE, captando grandes eventos para o Brasil;
  • Plataforma de Ensino a Distância, com cursos para formação de Árbitros e Instrutores;
  • Plataforma de Xadrez Online, possibilitando a prática e ensino;
  • Realização de Circuito Internacional de Norma de MI na Região Nordeste em parceria com Federações locais, com conquista das duas normas necessárias pelo potiguar Maximo Iack Macedo;
  • Realização de Circuito de Abertos do Brasil na Região Nordeste em parceria com Federações locais, com participação de vários Mestres Internacionais;
  • Realização do Pan-americano Sênior em Natal/RN, com 2 vagas para o Mundial 2014 na Grécia;
  • Realização da Final do Brasileiro na Região Nordeste, em João Pessoa/PB após 37 anos;
  • Reativação dos Regionais Escolares, o da região nordeste em Macaíba/RN com 182 participantes;
  • Realização da I Conferência Nacional de Xadrez nas Escolas em Ipatinga/MG;
  • Realização do Festival Pan-americano da Juventude em Poços de Caldas/MG;
  • Realização do Zonal 2.4 da Fide, com 2 vagas para o Mundial na Região Norte do país, Manaus/AM;
  • Realização do Campeonato Pan-Americano por Equipes em Campinas/SP, com vaga para o Mundial por Equipes;
  • Reativação do título de Mestre Nacional;
  • 4ª maior Federação Nacional em crescimento, segundo estatística da Federação Internacional.
O "Projeto Xadrez na Escola" da Prefeitura Municipal de Macaíba com o Prefeito Dr. Fernando e o Coordenador Lukremarte Melo parabeniza pela competência da CBX e FNX em trazer esses dois eventos de grande importância para o nosso País. 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O “Projeto Xadrez na Escola” é Sucesso Total no ano de 2013 e Visita o Solar do Ferreiro Torto 18-12-2013!!!



Retrospectiva do “Projeto Xadrez na Escola” da Prefeitura Municipal de Macaíba para o ano de 2013.
Em seu sétimo ano de execução o “Projeto Xadrez na Escola” vem somando resultado positivo a cada ano que passa e como não poderia ser diferente o ano de 2013 foi realmente uma sucessão de conquistas para todos que integram a equipe do projeto. Com parcerias entre as Secretarias de: Educação, Ação Social e Cultura e sob coordenação do professor Lukremarte Melo a equipe do “Projeto Xadrez na Escola” contabilizou sua participação em 18 torneios em 2013 todos reconhecidos pela FNX (Federação Norteriograndense de Xadrez), CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e CODESP (Coordenadoria Desportos), totalizando assim 171 medalhas e 40 troféus.
Além das conquistas no âmbito do esporte podemos somar também na área da educação, como já é comprovado que os alunos que praticam o “Xadrez na Escola” conseguem obter um melhor rendimento no seu aprendizado, já que o xadrez é uma excelente ferramenta pedagógica. Na área social o xadrez vem contribuindo de forma significativa para o afastamento de crianças e adolescentes das mazelas sociais que tanto afligem nossa sociedade contemporânea, pois os praticantes do xadrez tem aulas no contra turno de sua escola, e nos fins de semana estão sempre participando de torneios e campeonatos, estando com o tempo em ocupação e assim não ficando vulneráveis a situações de risco e vulnerabilidade social.    

 O "Projeto Xadrez na Escola" bate o recorde em 2013 conquistando 171 Medalhas e 40 Trofeus Coordenados pelo Professor Lukremarte Melo e seus Monitores Tayná Felix, Rosângela Martins, Daniele Benício, Joanderso Muller,Cibele Flôrencio, Matelukre Melo, Joana Andrade, Kemmyli Yasmin e Francineide Maria!!!!

 A Equipe do "Projeto Xadrez na Escola" com o Reporter e Escritor Edson Nunes no Solar do Ferreiro Torto em Macaíba-RN

 O "Projeto Xadrez na Escola" da Prefeitura Municipal de Macaíba mostrando uma fabrica de Campeões nesses 07 anos de atividades.
 Equipe Campeã do CEEM´S e JERN´S 2013 na Modalidade Xadrez no Solar do Ferreiro Torto em Macaíba-RN



 As Enxadristas do "Projeto Xadrez na Escola" Kemmyli e Raquel no Solar do Ferreiro Torto em Macaíba-RN


domingo, 15 de dezembro de 2013

Técnico Ouro e Atleta Ouro do "Projeto Xadrez na Escola" da Prefeitura Municipal de Macaíba Visita Arena das Dunas em Natal-RN no dia 15-12-2013

O Jerns é a maior competição esportiva do Estado. E o “Projeto Xadrez na Escola” da Prefeitura Municipal de Macaíba estava lá com Técnico Ouro Lukremarte Melo e seus Atletas Ouro Rosângela Martins, Joanderson Muller, Maria Gabriele e Kerolayne Yorarra nesta edição cerca de 44 mil atletas participaram dos jogos e 14 mil chegaram nas finais das categorias disputadas. Nas modalidades individuais, foram escolhidos aqueles que mais venceram em categorias diferentes. Já os premiados das modalidades coletivas foram votados por professores e técnicos, a partir dos jogos das quartas-de-final. Na solenidade foram entregues 325 medalhas - sendo premiados 195 atletas e 130 técnicos de 182 escolas estaduais, municipais e particulares do RN.
 Atleta e Técnico Ouro
 A Atleta Ouro Maria Gabriele recebendo a Medalha da Governadora Rosalba Ciarline
  A Atleta Ouro Rosangela Martins recebendo a Medalha da Governadora Rosalba Ciarline
 Coordenador da CODESP Professor Gileno com Maria Gabriele do "Projeto Xadrez na Escola" da Prefeitura Municipal de Macaíba

 As Gatas do "Projeto Xadrez na Escola" de Macaíba na Arena das Dunas com o seu Coordenador Lukremarte Melo
Técnicos e Atletas Ouro do "Projeto Xadrez na Escola" da Prefeitura Municipal de Macaíba na Arena das Dunas Natal-RN

Medalhistas Orgulhando a Cidade de Macaíba na Arena das Dunas e Parabenizamos o nosso Prefeito Dr. Fernando por mais esse feito.


 Secretária de Educação a Professora Tania Parabenizado os Atletas Ouro e Técnico Ouro na Arena das Dunas em Natal-RN
 Diretor-Presidente da Arena das Dunas Charles Maia falando sobre o andamento das obras da Arena das Dunas e Parabenizados os Atletas e Técnico Ouro.
 Coordenador Geral da CODESP Professor Gileno


Arena das Dunas Atletas e Técnicos ouro para uma foto Memorável com a presença do "Projeto Xadrez na Escola" da Prefeitura Municipal de Macaíba com seu Técnico Ouro Lukremarte Melo e Atletas Ouro de Macaíba neste Domingo dia 15-12-2013 em Natal-RN

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A Equipe do "Projeto Xadrez na Escola" da Prefeitura Municipal de Macaíba Parabeniza a CBX e FNX pela realização Pan Sêniores 2013!!!!

          A Equipe do "Projeto Xadrez na Escola" da Prefeitura Municipal de Macaíba  Parabeniza a todos que participaram do Campeonato Pan-americano Sênior de Xadrez que foi realizado entre 4 e 8 de dezembro de 2013 no InterCity Premium Natal-RN, distribuindo R$4.000,00, sob direção do GM Darcy Lima e arbitragem principal do AI Élcio Mourão, auxiliado pela AA Maíce Macedo. O Pan premiou o campeão com a Taça Luiz Soares, em homenagem ao nonagenário enxadrista potiguar. do Pan Sêniores realizado em Natal no Hotel

              De maneira invicta, com 6 pontos, o representante potiguar Neri Silveira ocupou o lugar mais alto do pódio do Campeonato Pan-americano e Brasileiro Sênior de 2013, conquistando dessa maneira vaga para o Campeonato Mundial para enxadristas com 60 ou mais anos, a ser realizado na Grécia em 2014.
Fazendo a dobradinha potiguar no evento e também classificado para o Mundial o MF Máximo Macedo foi o Vice-campeão com 5 pontos e melhores critérios que o 3º lugar - MF Peter Toth, do Rio de Janeiro, voltando aos tabuleiros competitivos, em grande estilo, após 20 anos de afastamento.
A cerimônia de encerramento, conduzida pelo AI Élcio Mourão, foi carregada de emoção com os discursos do GM Darcy Lima, MF Máximo Macedo, Fernando Melo e Luiz Macedo (recitando poema sugerido por Fernando).
A competição foi um sucesso uma vez que reuniu lendas vivas do xadrez regional e brasileiro num clima de confraternização, além de oportunizar à 2 brasileiros tomar parte no Mundial e como representantes oficiais, com condições. Muito importante também foi a cobertura nos sites oficiais da Confederação Brasileira de Xadrez e da Confederação de Xadrez das Américas. O GM Darcy Lima, presidente da CBX, está de parabéns pela captação de tantos eventos de relevância internacional, o que só impulsionam o xadrez brasileiro, tanto pelo intercâmbio como pelas vagas.

Texto: Xadrez Potiguar

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Macaíba se consagra Campeã geral no III Torneio Aberto de Xadrez de João Câmara com a equipe do "Projeto Xadrez na Escola". O torneio foi realizado em 07/12/2013 no IFRN da cidade!!!!!


Macaíba se consagra Campeã geral no III Torneio Aberto de Xadrez de João Câmara com a equipe do "Projeto Xadrez na Escola". O torneio foi realizado em 07/12/2013 no IFRN na cidade de João Câmara e contou com a participação de enxadristas de todo Estado. A delegação de Macaíba foi composta por 22 atletas com coordenação de Joana Andrade onde obtiveram excelentes resultados conquistando um total de 09 medalhas.
 Eduardo Andrade 3º Lugar no sub-14 Masculino no III Aberto de João Câmara e faz parte do Projeto Xadrez na Escola de Macaíba
 Kerolayni Iorrara 3º Lugar no sub-14Feminino no III Aberto de João Câmara e faz parte do Projeto Xadrez na Escola de Macaíba
 Maria Gabriele Vice-Campeã na Categoria sub-14 Feminino no III Aberto de João Câmara e faz parte do Projeto Xadrez na Escola de Macaíba

 Cibele Florêncio Campeã no sub-16 e Campeã no Feminino (B) no III Aberto de João Câmara e faz parte do Projeto Xadrez na Escola de Macaíba
Atleta Revelação Jadyna Vicente de 05 anos de idade!!!! no III Aberto de João Camara de Xadrez e ela faz parte do Projeto Xadrez na Escola da Prefeitura de Macaíba
 Joana Andrade recebendo a Premiação de Maior Delegação!!!!
 Kemmyli Yasmin do Projeto Xadrez na Escola da Prefeitura de Macaíba no III Aberto de João Câmara sábado dia 07-12-2013
 Vitor firmo no III Aberto de João Câmara neste sábado dia 07-12-2013
 Joadson Muller do Projeto Xadrez na Escola da Prefeitura de Macaíba no III Aberto de João Câmara sábado dia 07-12-2013

 Daniele Benício Campeã na Categoria Feminino Grupo (A) do III Aberto de João Câmara-RN
 Alunos do Projeto Xadrez na Escola da Prefeitura de Macaíba no III Aberto de João Câmara no dia 07-12-2013.