domingo, 25 de março de 2012

Conheça os títulos de xadrez concedidos pela FIDE


Todas as federações nacionais devem estar credenciadas junto a Federação Internacional do Xadrez (FIDE).  Por sua vez as federações estaduais deveram também estar credenciadas junto a federação de seu respectivo país. Apenas os clubes e federações filiadas, diretamente ou não, a FIDE poderão realizar competições oficiais, estas que por sua vez valem para os vencedores mais alguns pontos de Rating.
O rating ELO, desenvolvido pelo físico Arpad Elo,  refere-se a um total de pontos adquiridos por um jogador de xadrez  durante sua vida enxadrística. Por exemplo, quando há uma competição oficial os resultados finais são usados para calcular o rating (pontos) de cada jogador. Garry Kasparov possui a mais alta pontuação, com 2.851 pontinhos.
De acordo com estas pontuações é que são concedidos os títulos aos jogadores de xadrez que mais se destacam. Que também servem para classificar os milhões de enxadristas que participam de competições ao redor do mundo.
Os títulos do xadrez podem ser conseguidos tanto por homens quanto por mulheres, desde que cumpram as exigências para isso — aqui não há descriminação. Apesar disto foi criado um título especial para as mulheres: o de Grande Mestra do Xadrez.

Títulos concedidos pela FIDE:


  • Mestre Nacional (MN): concedido aos enxadristas que alcançarem os 2.200 pontos de rating em competições oficiais. Este título não é conferido por todas as confederações nacionais. A Confederação Brasileira de Xadrez reconhece este título.
  • Candidato a Mestre (CM): para jogadores com pontuação acima de 2.200 pontos, e como dizer: "Continue assim meu filho, está no caminho certo!"
  • Mestre FIDE (MF): concedida aos enxadristas com 2.300 pontos ou mais. 
  • Mestre Internacional: chegando a marca dos 2.400 pontos pode considerar-se um verdadeiro Mestre Internacional de Xadrez. É a ultima etapa antes do título máximo.
  • Grande Mestre (GM) ou Grande Mestra do Xadrez (WGM): este é apenas para os que chegarem a 2.500 pontos ou mais! Além disso deve ter pelo menos três bons resultados em torneios com outros Grandes Mestres ou então só ganhar o Campeonato Mundial de Xadrez Juvenil, simples assim. Já o titulo de Grande Mestra é apenas para as garotas.
Atualmente o ranking divulgado do mês de março encontra-se da seguinte maneira:


  1. Carlsen, Magnus 2835
  2. Aronian, Levon 2820
  3. Kramnik, Vladmir 2801
  4. Anand, Vishwanathan 2799
  5.  Radjabou, Teimour 2784
  6. Nakamura, Hikaru 2771
  7. Carvana, Fabiano 2767
  8. Karjakin, Sergey 2766
  9. Morozevich 2765
  10. Ivanchuk, Vassily 2764
Atualmente, o melhor brasileiro no ranking da FIDE é o GM Giovanni Vescovi com 2629, que já bateu record nacional atingindo rating de 2660 (melhor marca nacional).


Com informações: Dicas de Xadrez e Marcos e o Xadrez

sexta-feira, 23 de março de 2012

Garry Kasparov: 'No xadrez alguém como eu? Não'

Para o bom entendedor é aquele russo/soviético e um dos maiores campeões da história do xadrez


O homem que enfrentou a máquina. O homem que deixou mais pop o tabuleiro com regras ancestrais. O homem mal humorado, avesso às entrevistas, que se “acha”, que é galo.
Nascido em Baku, na primavera boreal de 1963, Garry foi o campeão do mundo mais novo na história do xadrez: o piá tinha 22 anos, perigava ser virgem ainda quando deu o famoso xeque-mate. Isso aconteceu em 1985 e de lá até 1993 – ou seja: enquanto Argentina de Maradona e Alemanha de Mathaus ganhavam Copas de Futebol, Kasparov mantinha seu título de melhor do mundo. Isso em uma Federação. Pois ele brigou com essa e criaram uma Liga paralela de xadrez. Nessa, ele continuou ganhando até 2000 (ele era o melhor enquanto Romário e o Brasil e Zidane e a França levantavam seus canecos).
Uma outra história legal na vida do comunista – sim, ele foi membro do partido soviético nos anos 1980 – é a batalha dele contra Deep Blue, um computador. Na verdade foram seis, com vitórias para cada lado e alguns empates. Aliás, essa peleia virou um documentário: "Game Over: Kasparov and the Machine".
Em março de 2005, o russo largou de mão: se aposentou dizendo que não tinha mais nada para ganhar no xadrez. Por hoje, Kasparov continua aumentando sua milionária conta bancária com livros sobre xadrez, aparecendo em passeatas políticas na Rússia e no mundo e viajando para espalhar o xadrez.
Fonte: Globo.com

quarta-feira, 21 de março de 2012

Musa do jiu-jítsu, Kyra Gracie dá um tempo nos treinos e enfrenta primo no xadrez


Há alguns anos, o boxe-xadrez surgiu, misturando dois esportes antagônicos em uma só modalidade. Nesta quarta-feira, pode ser que um embrião do “jiu-jítsu-xadrez” tenha sido criado. A bela Kyra Gracie, campeã mundial de jiu-jítsu e que está se preparando para entrar no MMA, deu um tempo em seus treinos para disputar uma partida do tradicional jogo de tabuleiro.
Kyra postou no Twitter uma foto ao lado do primo Roger, mais um do clã mais importante do jiu-jítsu brasileiro. “Hora do xadrez! Kyra versus Roger. Será que consigo levar essa?”, disse a lutadora. Enquanto ela se prepara para o MMA, Roger tem cinco lutas, e foi derrotado recentemente por King Mo no Strikeforce.
Brincadeiras à parte, Kyra não deu nenhuma indicação de que colocaria um pouco de jiu-jítsu no jogo desta manhã, mas quem sabe a arte suave não possa se misturar com o xadrez?
Fonte: Uol

segunda-feira, 5 de março de 2012

Xadrez de Macaíba é destaque no I Aberto de Xadrez de João Câmara

No último sábado (3), a equipe de Xadrez de Macaíba participou o do I Aberto de Xadrez do município de João Câmara-RN realizado nas instalações do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), conquistando o 2° lugar geral com Efraim Costa, 4° lugar geral com Diogo Roger e melhor feminino com a atleta Rosângela Martins.
A delegação de Macaíba foi representada por 20 enxadristas do Projeto Xadrez na Escola (desenvolvido através de uma parceria entre as secretarias de Educação e Ação Social) e capitaneado pelo coordenador do projeto Lukremarte Melo.
Merece destaque no evento, a participação do professor Francisco Quaranta Neto, organizador e árbitro da competição, que levou ao município de João Câmara um total de 58 enxadristas de 8 municípios do Rio Grande do Norte : Jandaíra, Santa Cruz, Poço Branco, João Câmara, Natal, Ceará-Mirim, Pedra Preta, Taipu e Macaíba.