Xadrez-boxe vem conquistando vários praticantes em Londres. Disputa alterna rounds das duas modalidades. Vence quem der xeque-mate ou nocautear
Por GLOBOESPORTE.COM
O que boxe e xadrez têm em comum? Para muitos, quase nada. Mas uma nova modalidade esportiva em ascendência na Europa está surpreendendo muita gente. Trata-se do xadrez-boxe, duelo que mistura força e raciocínio.
Os mais desconfiados acham que se trata de uma brincadeira. Mas o negócio é sério. As lutas são disputadas em rounds alternados de xadrez e de boxe. Ganha quem der o xeque-mate, jogada final do tabuleiro, ou nocautear o rival no pugilismo. Já existe até mesmo um Campeonato Mundial organizado anualmente. Para descobrir mais sobre a modalidade, a equipe do Esporte Espetacular esteve em Londres, capital inglesa e um dos principais redutos deste esporte no mundo, para visitar uma academia especializada.
Adepto do xadrez-boxe, Reinaldo Cabrera explica que os dois esportes não são tão distintos como a maioria acredita.
- Eles têm muito em comum, porque o conceito da disputa é o mesmo. Boxe é basicamente proteção e ataque, xadrez é a mesma coisa: proteção e ataque. A diferença é que as batalhas são travadas em locais distintos.
Ele e outros praticantes de xadrez-boxe também falaram sobre a dinâmica da disputa, estratégias e detalhes que tornam a modalidade tão especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário