quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Equipe Xadrez Macaibense é premiada com Medalha Atleta Ouro

Os enxadristas Clejoabe Andrade, Rosângela Martins, Tainá Félix e Andriele Lopes, além do técnico Lukremarte Pacheco, do Programa Xadrez na Escola da Prefeitura de Macaíba, foram premiados nesta terça-feira (27) com a Medalha Atlela Ouro e Técnico Ouro, respectivamente.
A premiação é referente ao CEEM`s (Campeonato das Escolas Estaduais e Municipais do Rio Grande do Norte 2011) onde a Escola Municipal Alfredo Lira se destacou ainda nas categorias juvenil feminino, juvenil masculino e infantil feminino, por equipe. A premiação foi concedida pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer e CODESP (Coordenadoria de Desportos).
A solenidade ocorreu no Centro de Convenções de Natal.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal!!!!

Feliz Natal para todos que nos apoiaram e acompanharam com entusiasmo o Xadrez de Macaíba nesse ano de 2011 e nos encorajam para prosseguir, persistindo e saindo vitoriosos em 2012. Boas festas!!!!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Kasparov: o peão que desafiou os reis

Jogador mais novo a se tornar campeão mundial, russo reinou absoluto durante 15 anos. Hoje, promove o esporte nas escolas em todo o mundo

Mesmo quem não entende nada das regras do xadrez certamente já ouviu falar deste nome: Garry Kasparov. O russo foi o jogador mais novo a se tornar campeão mundial de xadrez, em 1985, quando tinha apenas 22 anos. Reinou absoluto como campeão e número um do ranking mundial durante 15 anos, até 2000, quando foi derrotado por Vladimir Kramnik.
O "SporTV Repórter" do último sábado (3) trouxe uma entrevista exclusiva com esse que é considerado o maior enxadrista de todos os tempos.  O russo contou sua trajetória, desde a luta contra o sistema comunista, que queria impedi-lo de tornar-se campeão mundial, aos dias de hoje, em que chegou a ser preso por ser um dos líderes da oposição ao regime de Vladimir Putin.
Em 1990, depois de cinco anos como número um do mundo, percebeu-se que não havia mais adversários de carne e osso para Garry Kasparov. Com o fim da União Soviética, o novo campeão não tinha mais rivais nem no xadrez, nem na política. Mas um desafiante incansável e impiedoso ia abalar o seu prestígio: o computador Deep Blue.
Apreciador do bom futebol, Kasparov mostra as semelhanças que existem entre um jogo de xadrez e a derrota do Brasil para a Itália, no estádio de Sarriá, na Copa do Mundo de 1982.
- Brasil e Itália foi um ótimo exemplo. De um lado, você tem o 'jogo bonito'; e do outro, o 'ferrolho'. São estilos totalmente opostos.
Hoje, Kasparov dirige uma fundação que promove o xadrez nas escolas em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Fonte: SporTV.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Circuito Esporte e Cidadania 2011

A equipe de xadrez de Macaíba participou do Circuito Esporte e Cidadania na última sexta-feira (02), e contou com a participação de 25 atletas do Projeto Xadrez na Escola.
Rosângela Martins sagrou-se campeã no absoluto com 100% de aproveitamento em cinco partidas.


Medalha de Ouro:
Campeão sub-12 absoluto: Guilherme Gama
Campeão sub-14 absoluto: Joanderson da Silva
Campeã sub-16 absoluto: Kemmily Yasmim
Campeã Feminina: Yorra Andrade
                                                                                          
Classificação Geral:
1 - Rosangela Martins
2 - Eloíza Cristina
3 - Raquel Martins